O desenvolvimento sustentável é uma questão fulcral na nossa sociedade.
Cada vez mais assistimos a várias iniciativas de cariz ambiental e, até há pouco tempo, essa preocupação nunca foi tida em conta no branding.
O conceito EcoBranding surge como resposta a esta necessidade de sustentabilidade, um trabalho conceptual criado pelo designer francês Sylvian Boyer e que reúne aqui alguns dos princípios chave desta filosofia.
Não se trata apenas de uma transformação sociológica e ecológica, mas também económica. Com esta nova abordagem, é possível reduzir a quantidade de tinta impressa e consequentemente reduzir o custo da impressão e recursos usados.
Este conceito tem por base três princípios:
1. A performance visual
Reconhecimento da forma
2. A performance ecológica
Limita o impacto ambiental
3. A performance económica
Controlo de custos de produção
“Foram recriados alguns dos logotipos mais icónicos do nosso quotidiano na sua versão ecológica, optando por retirar cirurgicamente o preenchimento em determinadas zonas da forma, sem comprometer o seu reconhecimento.” in sapo
Foi com base nesta filosofia que a Mercearia desenvolveu a identidade PROsPA (ver projeto).
Uma marca sustentável, onde fazia todo o sentido aplicar este conceito de EcoBranding.
Na galeria acima é possível perceber visualmente a redução de mancha e consequente redução de tinta no processo de impressão do logotipo PROsPA. Assim, o seu impacto ambiental é menor, tornando-se numa marca que representa aquilo que queremos ser no Futuro.
Sylvian pretende que o EcoBranding seja o início de uma revolução no futuro do design e nós também.